sexta-feira, 27 de maio de 2011

Protestos se intensificam e deixam ao menos 121 feridos na Espanha
27/05/2011
Após semanas de protestos na capital Madri e em diversas outras cidades, milhares de jovens foram às ruas de Barcelona nesta sexta-feira (27), enfurecidos pela repressão da polícia às manifestações por democracia e contra a corrupção e o sistema financeiro que levou à crise econômica amargada pelos países da zona do euro. Ao menos 121 ficaram feridos, entre eles 37 policiais.
Incentivados pelas revoltas nos países árabes, que já derrubaram os ditadores da Tunísia e do Egito, muitos jovens têm acampado em praças pedindo o fim do bipartidarismo e cobrando uma maior participação na democracia espanhola. A polêmica investida da polícia tinha como objetivo desmantelar o acampamento montado na praça Catalunya, no centro de Barcelona, informa o jornal "El País".
De acordo com o diário, o chamamento dos jovens à sociedade civil espanhola foi bem sucedido. "Famílias com crianças, idosos e jovens, muitos com flores e as mãos pintadas de branco em protesto à repressão policial" são vistos em Barcelona, afirma o jornal.
Na segunda-feira (23), os manifestantes em diversos pontos do país acampados em praças deixaram claro sua intenção de continuar com os protestos e espalhá-los por mais cidades. Informações da Folha.

Sem comentários:

Enviar um comentário