quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brasil poderá ter conta de luz pré-paga


Notícia postada em 19/05/2011
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar, no segundo semestre, a oferta da modalidade de pré-pagamento da conta de luz, a exemplo da telefonia móvel, serviço em que o consumidor define e paga previamente um valor para utilizar seu telefone celular.

Segundo a Annel, o pré-pagamento será uma opção a mais ao consumidor. A proposta de regulamento, em fase de elaboração, ficará disponível por meio de consulta pública à sociedade, para coleta de contribuições e aprimoramento da minuta.

A adoção do pré-pagamento de energia no Brasil também depende da emissão de regulamentação metrológica para medidores adequados, questão estudada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), com participação da ANEEL.

O pré-pagamento de energia é utilizado em diversos países, tais como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, mais recentemente, em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina. 

Essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do seu consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real e informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem. 

Pesquisas realizadas na Colômbia e Argentina demonstram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%.

Sem comentários:

Enviar um comentário