segunda-feira, 23 de maio de 2011

Assembleia Legislativa tem nova pauta
Autor: Luiz Fernando Lima
A entrevista concedida pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Yulo Oiticica, ao jornal Tribuna da Bahia foi o assunto da sessão desta segunda-feira (23). Na oportunidade, Oiticica afirmou que o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) é apenas mais um deputado, que nada tem de especial. De acordo com o petista, Nilo é um parlamentar de uma bancada.

Os deputados de oposição pegaram o gancho para fazer aquilo que é de praxe no parlamento, o “sofisma”. De pronto a bancada da minoria que está enxuta aproveitou a “deixa” para convidar o presidente “ofendido” para aderir aos seus quadros.

“Venha para oposição (Marcelo Nilo). Nós estamos solidários a Vossa Excelência. O senhor tem uma história de oposição, pode vir para a nossa bancada que o senhor será muito importante”, convocou Sandro Régis (PR). Que ainda mandou um alerta para aqueles a que denominou como novos deputados da base governista.

A deputada Luiza Maia, assumiu a palavra para dizer que o presidente não precisava de defesa. "Porque sabe muito bem como se defender". O próprio Yulo Oiticica pediu a palavra, contando com uma brecha dada pelo presidente Nilo, porque regimentalmente nada poderia ter sido feito, e se explicou.

De um modo ou de outro, o assunto do momento na Assembleia foi a entrevista, na qual ao ser questionado sobre o inchaço da base governista, o deputado Oiticica concorda. O petista diz que “em um regime capitalista onde a corrupção impera, você compra deputados e faz uma base; onde a democracia impera você divide poder, portanto aumentar essa bancada tem um preço, significa dividir verdadeiramente o poder”, disse à entrevista.

Para muitos parlamentares, a resposta de Oiticica soou como uma afronta à moralidade. Na verdade, a resposta do deputado trata de duas posturas diferentes. Uma em que o há corrupção e se compra apoio e a outra em que a "democracia impera e se divide poder", na qual se encaixaria o atual governo.

No entendimento de alguns, o parlamentar foi, no mínimo, indelicado.

A reportagem do Bocão News tentou entrar em contato com o presidente Marcelo Nilo e com o líder do PT Yulo Oiticica, mas não teve sucesso.

Voltando às atividades parlamentares, nenhum projeto foi colocado em pauta para esta semana. O dos cartórios deve ser votado apenas no segundo semestre até lá cada semana terá o seu mote. Na última foi a rifa, a desta foi a entrevista de Yulo. Qual será a próxima?

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Sem comentários:

Enviar um comentário