sexta-feira, 27 de maio de 2011


Sexta, 27 de Maio de 2011
Na pesquisa realizada entre os dias 21 e 24 de maio pelo Instituto Potencial para aferir as intenções de voto para a Prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) sairia vitorioso, caso o pleito fosse hoje. Entre os outros possíveis candidatos da legenda é citado apenas o nome de José Carlos Aleluia. Nos cenários em que o deputado federal democrata é considerado o candidato da legenda, ele tem maioria. No caso do PT, Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino têm desempenhos parecidos. Entre o PMDB, foram citados os nomes de Geddel Vieira Lima e de Marcelo Guimarães Filho, mas o peemedebista Geddel sairia com grande vantagem em relação ao diretor do Bahia.

A pesquisa teve que ser dividida em seis cenários porque durante a etapa exploratória – quando foram entrevistas algumas pessoas para colher nomes de possíveis candidatos – o PT, DEM e PMDB apresentaram mais de um candidato. Nessa etapa também surgiram nomes de alguns comunicadores como Bocão, Mário Kertész e Varela, mas não foram levados em conta na pesquisa por não terem vinculação a algum partido (pelo menos, oficialmente).

Segundo o diretor da pesquisa, José Carlos Martins, especialista em estatística, o estudo foi feito de forma independente, sem vínculo com qualquer partido político. “O estudo é um pontapé para se começar a discutir quem se lançará daqui para frente como pré-candidato. É claro que não determina as decisões das pessoas que foram citadas, mas pode balizá-las”, afirmou Martins em entrevista ao Política Hoje.

Ainda de acordo com Martins, a pesquisa foi feita nesse período porque “em algum momento é preciso avaliar o cenário político para definir os próximos passos da disputa”. O diretor afirmou ainda que até março de 2012, quando começa a esquentar a campanha política, serão realizados mais três estudos pelo instituto. Clique em Leia para ver os seis cenários.

Sem comentários:

Enviar um comentário