quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obama veta divulgação das imagens chocantes do cadáver de Bin Laden

Por ordem do presidente dos EUA, Barack Obama, as fotos e vídeos que registraram a morte do 
terrorista saudita Osama bin Laden foram arquivados como material confidencial e não serão liberados para divulgação.
A medida foi tomada com base nos argumentos dos secretários de Defesa, Robert Gates, e de Estado, Hillary Clinton. Para eles, as imagens poderiam inflamar extremistas e causar riscos à segurança nacional e aos cidadãos americanos no exterior. O terrorista mais procurado pelos EUA nos últimos dez anos foi baleado no rosto e no peito por militares das forças especiais da Marinha americana durante uma operação no último domingo (1º), em Abbottabad, no Paquistão.
Obama afirmou não haver dúvidas de que o líder da Al-Qaeda foi morto. "Vocês não verão Bin Laden caminhar na Terra de novo", afirmou. "Nós não mostramos troféus."
Segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, apenas os relatos escritos sobre o funeral de Bin Laden poderão ser divulgados. A descrição mostrará, ainda de acordo com ele, que os EUA tiveram mais respeito com o corpo de Bin Laden do que ele teve com as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001. Carney disse também que a missão militar em Abbottabad ocorreu dentro da legalidade. "Foi uma operação de autodefesa do país", disse. A equipe de militares das forças especiais da Marinha teria oferecido a Bin Laden a rendição, mas tinha, autorização para matá-lo.
A decisão da Casa Branca provocou a reação da oposição republicana. O senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul, afirmou ser um erro não divulgar as fotos. "O propósito de enviar nossos soldados à fortaleza em vez de bombardeá-la foi obter provas irrefutáveis da morte de Bin Laden. Eu respeitosamente discordo da decisão do presidente ", afirmou. "Eu sei que Bin Laden está morto. Mas a melhor forma de proteger e defender os nossos interesses no exterior é provar esse fato ao restante do mundo." Informações do Estadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário