quarta-feira, 15 de junho de 2011

Polícia e oficial de Justiça procuram Edmundo no Rio de Janeiro

Mandado de prisão foi expedido na noite de terça-feira (14). Ex-jogador foi condenado por homicídio culposo em 1999

 

Foto: Arquivo CORREIO
Políca busca Edmundo em São Conrado
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou, na manhã desta quarta-feira (15), que um oficial de Justiça já foi entregar o mandado de prisão para o ex-jogador Edmundo na capital fluminense, expedido na noite de terça-feira (14) pelo juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais (VEP). O TJ não informou em qual endereço o mandado foi expedido.

Segundo informações do TJ, o ex-jogador só poderá ser considerado foragido depois que o oficial de justiça tentar, em vão, localizá-lo.

Delegado esteve em São Conrado
Além do oficial de Justiça, a polícia também procura o ex-atacante. O delegado Rafael Willis, titular da Polinter, procura nesta tarde Edmundo em cinco endereços na cidade. Um dos locais visitados fica em São Conrado, na Zona Sul. Mas, segundo a polícia, o ex-jogador não mora no local há pelo menos nove meses.

Desde cedo, a reportagem tenta, por telefone, falar com o advogado Arthur Lavigne, que representa o ex-jogador. O celular do advogado está na caixa postal. Ele também não foi encontrado em seu escritório.

Embora tivesse informado em entrevista que entraria com um pedido de habeas corpus para o ex-jogador nesta quarta-feira cedo, até o final da manhã Lavigne não tinha dado entrada no documento no TJ.

Defesa alega prescrição
O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo rejeitou a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por acidente de carro, em 1995.

"Esse processo não foi prescrito e a sentença deve ser executada imediatamente. O mandado pode ser cumprido a qualquer momento, no entanto, por não se tratar de flagrante, é pouco provável que isso ocorra ainda nesta noite", disse o juiz da VER, na noite de terça-feira (14).

De acordo com o TJ-RJ, Edmundo foi condenado em março de 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três vítimas do acidente ocorrido na Lagoa, Zona Sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.

Desde então, a defesa tenta na Justiça reverter a sentença da 17ª Vara Criminal da Capital, que condenou o ex-jogador. Ainda segundo o TJ-RJ, na época, os advogados do Edmundo recorreram, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Edmundo chegou a ficar preso por 24 horas.

No entanto, a defesa conseguiu um habeas corpus que permitiu que o ex-jogador recorresse em liberdade. O TJ-RJ informou que Edmundo recorreu, então, aos órgãos superiores, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, manteve a condenação.

Defesa alega prescrição
Após o STF ter mantido a condenação, os advogados de Edmundo alegaram que ele não poderia ser preso porque o processo já havia sido prescrito. Mas de acordo com o TJ-RJ, em sua decisão o juiz da VEP afirma que ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.

O advogado Arthur Lavigne afirmou que não tem dúvidas de que o processo está prescrito. Segundo ele, em maio de 2010, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) chegou a emitir um parecer reconhecendo a prescrição do caso. Ele disse que vai entrar com habeas corpus.

“Eu não tenho a menor dúvida de que esse processo está prescrito. O caso estava parado há um ano na Vara de Execuções Penais. A primeira providência a tomar será justamente tomar conhecimento da decisão do juiz para poder impetrar um habeas corpus. O Edmundo já está sabendo da decisão e aguarda as medidas”, disse Lavigne, que garantiu que, caso o pedido de habeas corpus seja negado, o ex-jogador irá se apresentar. As informações são do G1.

 

Colunistas

 

TELMA ALVARENGA


Coluna Vip: Uma cidade para Ivete 

O furacão Ivete Sangalo vai sacudir o mundo virtual. Ela  será estrela do MegaCity, jogo que é febre nas redes sociais. O internauta precisará preparar sua cidade virtual para receber a cantora e organizar um megashow da diva do axé. Depois, será desafiado a formar o maior fã-clube para a artista dentro do MegaCity. Como prêmio, os melhores jogadores  participarão de um sorteio para conhecer a baiana pessoalmente. O jogo terá  casinhas do Pelourinho e avatar de baianas.


Ivete, na gravação do comercial: musa virtual

Uma cidade para Ivete 2A diva do axé já gravou o comercial, convidando o público a cumprir as Missões de Ivete, no MegaCity. No estúdio, em São Paulo, a cantora disse que é vidrada em jogos para redes sociais. “Vocês estão preparados? Não vão parar de jogar! É muito massa! Adorei ser convidada para esse projeto e tenho certeza que quem participar vai se divertir muito”. A novidadefoi desenvolvida pela Vostu, mesma empresa que criou sucessos como a  Mini Fazenda e o Café Mania.

Sertanejos com axéO próximo DVD de Zezé di Camargo e Luciano será gravado em Salvador. As cenas serão do show que os filhos de Francisco farão no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante a prova de Stock Car. A etapa baiana do campeonato  acontece no dia 4 de setembro. A produção é da Time for Fun, a maior empresa de entretenimento ao vivo da América Latina. A mesma que trouxe ao Brasil grandes nomes internacionais, como Ammy Winehouse, Cirque du Soleil, U2...


Zezé e Luciano vão gravar DVD em Salvador

Gil canta CaetanoGilmelândia prepara um show só com músicas de Caetano Veloso.  Idealizado pelo produtor Jonga Cunha e batizado de Gil Canta Caetano, o espetáculo estreia dia 14 de agosto, no Teatro Castro Alves. “Estou supercontente. Ele merece muito o nosso respeito. É um ícone”, diz a cantora. No repertório, canções como London, London; Alegria, Alegria; Muito; Pecado Original; e Não Identificado. Gil espera ver o filho de Dona Canô na plateia. “Com Caetano lá, o coração não vai aguentar. Não vou conseguir dar uma nota. Quando a gente é fã assim, o artista chega e a gente fica toda boba...”, derrama-se. Depois da estreia em Salvador, ela quer levar o show para outras capitais como São Paulo, Rio, Vitória, Manaus e Aracaju.


Gilmelândia: espetáculo só com canções de Caetano Veloso

Sob nova direçãoO restaurante do Zank Boutique Hotel terá nova administração. É que as irmãs Eliane, Cecília e Raquel Zanchet querem mais tempo para se dedicar ao hotel. Por isso, decidiram terceirizar o serviço. A ideia é que a troca de comandos aconteça já  no segundo semestre. As negociações estão bem adiantadas. Falta apenas a assinatura do contrato. Antes disso, as irmãs mantêm em segredo o nome do grupo que vai assumir a cozinha. Sabe-se que ele já é dono de outras três casas dedicadas à gastronomia, na cidade.

Na sala escuraO curta Uma Primavera, da  baiana Gabriela Amaral Almeida, foi selecionado para o Festival de Cinema de Paulínia, em julho. Será a primeira exibição do filme. Por isso, a jovem cineasta confessa que está na maior ansiedade.  “É quando terei a oportunidade de ver se ele funciona ou não”, diz Gabriela, que mora em São Paulo, onde o curta foi rodado. É a sua segunda produção para o cinema. A primeira foi O Náufrago, que teve Salvador como cenário.


Esfaqueado pela esposa em Sete Portas é o ‘2 de Ouro’ do 'Baralho do Crime'

A informação foi dada por Josemilda Bispo da Silva, esposa do acusado, para o posto policial do Hospital Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, onde Josenilson está internado.


   
Foto: Marcio Costa e Silva
'Baralho do crime' incentiva envio de denúncias
Redação CORREIO
Jenilson Oliveira de Jesus, 33 anos, o homem que foi esfaqueado nas costas pela mulher na noite desta terça-feira (14), na rua Alto da Esperança, no bairro Sete Portas, em Salvador, é um dos foragidos do 'Baralho do Crime'. A informação foi dada por Josemilda Bispo da Silva, esposa do acusado, para o posto policial do Hospital Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, onde o ‘2 de Ouro’ do baralho está internado.
Josemilda esfaqueou o procurado por envolvimento com tráfico de drogas após uma discussão entre o casal. Jenilson deu um murro na companheira. O acusado foi socorrido pela filha e por um vizinho para o hospital. O motivo da briga ainda não foi divulgado.  O estado de saúde do paciente ainda não foi informado pela unidade hospitalar. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios (DH).
Baralho do crimeO "baralho do crime", como ficou popularmente conhecido, faz parte do programa ‘Pacto Pela Vida’, da SSP, e tem o objetivo de incentivar o envio de denúncias da população baiana. O baralho traz imagens dos criminosos mais perigosos da Bahia. Ele possui 52 cartas com a identificação e área de atuação de suspeitos de crimes em todas as regiões do estado.
A população pode passar informações sobre os acusados preservando sua identidade através dos números 181, para o interior do estado, e 3235-0000 para os que ligarem de Salvador.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nicole Bahls atropela turista italiano no Rio de Janeiro

Felipe Panfili/ AgNewsNicole Bahls estava no Fashion Rio antes do acidente
Nicole Bahls atropelou o turista italiano Christian Rizzin na noite desta terça-feira, 31, segundo informações do “Extra”. A panicat havia saído do Fashion Rio e ia jantar em um restaurante com um amigo, quando o acidente aconteceu.
O turista havia feito sinal para um táxi e se preparava para entrar quando Nicole o atropelou, fazendo com que ficasse prensado entre os dois veículos. “Ele apareceu no meio da rua”, disse o amigo da modelo. Christian teve ferimentos nas pernas, e foi levado ao Hospital Miguel Couto.
A panicat prestou depoimento na 14.ª DP (Leblon), disse que não bebe e nem pretende dirigir mais o seu carro. Nicole pegou um táxi ao sair da delegacia.
Quatro PMs da Rondesp são denunciados por duplo homicídio
Autor: Redação Bocão News
O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou os policiais militares Anderson Sales dos Santos, Jorge Luís de Souza Santos, Denilton de Oliveira Ferreira e Getúlio Martins de Magalhães, todos lotados na Rondesp Atlântico, por duplo homicídio qualificado cometido por motivo torpe, meio cruel e com impossibilidade de defesa das vítimas: o porteiro Romilson dos Santos Nascimento e o jovem Marlos Muriel Bezerra Felzemburg. Os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), Kárita Cardim de Lima e José Emmanuel Lemos, assinam a denúncia.

O crime, explicam os promotores, aconteceu em 2 de novembro de 2009, por volta das 17h30, no bairro de Pituaçu, quando a guarnição comandada pelo tenente Anderson foi informada por passageiros de um ônibus no bairro da Boca do Rio que dois indivíduos desceram do veículo armados, rumo ao Alto de São João. Os denunciados dirigiram-se, então, ao local indicado a bordo de uma viatura, quando, na Avenida Barros Pimentel, abordaram as vítimas Romilson e Marlos, que estavam desarmadas.

Romilson suplicou para que os policiais não o matassem, pois era honesto, trabalhava como porteiro na Whinner Tennis Academia, de onde tinha acabado de sair, e tinha uma filha estudando no colégio próximo ao local onde foi abordado. Já Marlos Muriel, também visando inibir a ação dos denunciados, chegou a se identificar como filho de um policial militar que trabalhava no Tribunal de Justiça. Sem considerar as súplicas das vítimas, os policiais deferiram seis disparos contra elas, tendo dois tiros atingindo Romilson e quatro Marlos Muriel, que não resistiram aos ferimentos.

Sem defesa - Laudos de exames cadavéricos provaram, segundo os promotores de Justiça, que as vítimas estavam rendidas e sem qualquer possibilidade de defesa quando foram atingidas pelos disparos promovidos pelos denunciados. Ainda de acordo como o Ministério Público, após a “desastrosa operação policial”, os denunciados recolheram do local do crime as cápsulas deflagradas e demais vestígios que pudessem incriminá-los, como o intuito de dificultar as investigações.

Na tentativa de incriminar Romilson, os policiais ainda alegaram que foi apreendido um revólver e droga em seu poder, porém, de acordo com os autos, eles entregaram apenas os documentos pessoais e um aparelho celular da vítima na Delegacia da 9ª CP, enquanto que apreenderam supostamente com a vítima Marlos Muriel duas armas de fogo, droga e um cachimbo de crack. Kárita Lima e José Emmanuel afirmam que os policiais não tiveram o zelo, nem a menor preocupação em verificar a veracidade das informações prestadas pelas vítimas – no caso de Romilson, a academia onde ele trabalhava fica há apenas 50 metros do local da abordagem – e as executaram friamente.
 

Notícia postada em 01/06/2011

Dois latrocidas são soltos graças à lentidão da Justiça baiana
Autor: Redação Bocão News
O Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a um latrocida o benefício da liberdade provisória concedido a outro réu em ação penal na qual ambos foram condenados a 22 anos de reclusão pela Justiça de primeiro grau da Bahia pelos crimes de latrocínio e formação de quadrilha. Tudo por conta da extrema lentidão dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Com a decisão, o ladrão e assassino poderá apelar da condenação em liberdade. Os demais ministros presentes à sessão acompanharam o voto do relator, ministro Celso de Mello. Segundo ele, o condenado estava preso há quase quatro anos – desde julho de 2007 –, e o recurso de apelação interposto por ele e comparsa encontra-se sem julgamento no TJ-BA desde 19 de maio de 2008.

Segundo o ministro Celso de Mello, trata-se de “duração irrazoável, que se prolonga no tempo sem causa legítima, ofendendo o status libertatis (o estado de liberdade) e implicando injusto constrangimento” dos réus. Ele ponderou que, mesmo em caso de autores de crime hediondo ou a ele comparado, esta situação ofende a dignidade da pessoa humana, “valor-fonte da Constituição Federal”.

Especificamente neste caso, ele apontou violação ao artigo 5º da Constituição Federal (CF), incisos LIV (“ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”) e LXXVIII (garantia da celeridade processual), bem como ao artigo 7º da Convenção Americana dos Direitos Humanos, que contém dispositivo semelhante. O ministro lembrou que, anteriormente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia determinado ao TJ-BA que julgasse logo o recurso de apelação, mas isso até agora não ocorreu.     

Oposição vai à Justiça contra governo Wagner
Autor: Redação Bocão News
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa vai ingressar nesta quarta-feira (1º) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) contra a reforma administrativa do governador Jaques Wagner (PT), aprovada na Casa em março deste ano. Entre os deputados signatários da ação, está Bruno Reis (PRP).

Os deputados vão ao TJ-BA às 14h30, onde serão recebidos pela presidente do tribunal, desembargadora Telma Brito. Os parlamentares questionam a criação de cargos em órgãos como o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) através de emenda parlamentar, o que não é permitido pela Constituição, já que somente o Executivo pode gerar despesa para ele próprio.