domingo, 29 de maio de 2011

Barcelona vence o Manchestere conquista a Liga dos Campeões
Autor: Thiego Souza
Em um jogo com uma verdadeira cara de decisão, Barcelona x Manchester United fizeram o mundo parar na frente da TV. Com um show a parte de Messi, o time espanhol fez 3 x 1, confirmando o favoritismo, conquistando pela quarta vez a Liga dos Campeões da Europa.

O Barcelona demorou, mas abriu o placar aos 25 minutos com Pedro, que recebeu passe dentro da área, chutando no canto do goleiro Van Der Sar. Mas, o Manchester United resolveu colocar ares de suspense no jogo. Aos 33 minutos, Rooney faz tabelinha Giggs, recebe o passe de volta e chuta no ângulo, sem chances de defesa para Valdez.

No segundo tempo o Barcelona resolveu mostrar seu verdadeiro futebol, provando ao mundo porque é o melhor e mais arrumado time do mundo. Aos 8 minutos, Messi conta com uma ajuda de Van Der Sar para ampliar a favor do time espanhol.

Fechando o caixão, Messi faz bela jogada na esquerda e rola para David Villa, que ajeita, olha, pensa e manda um lindo chute, na gaveta, decretando a conquista do Barcelona.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Empresa de outdoor tira protesto contra McDonald`s

Pichação desapareceu e a placa está novamente em branco

Depois que o Portal da Metrópole noticiou o protesto de um anônimo contra as iguarias servidas no McDonald"s, com uma pichação em um outdoor em Lauro de Freitas (veja a foto abaixo), a imagem misteriosamente sumiu do mesmo e a propaganda agora está em branco sem nenhum vestígio. Quem flagrou o "mistério" foi o leitor Marcelo Trevisan.

Porém, as coisas não são tão misteriosas assim, e a equipe da Metrópole descobriu o autor do “desfeito”. Em contato com a empresa do outdoor, Mural, o funcionário Luis Amâncio assumiu a responsabilidade da firma e alegou que fez para “evitar problemas”.

“Foi sim pessoal da empresa que tirou a pichação. Simplesmente, nós queremos evitar problemas com a Mc Donald’s e com demais empresas. Quando a placa está vazia é porque não há propaganda no momento. Então, nós deixamos em branco para dar manutenção, e não deixar um espaço livre para pichar”, declarou Amâncio.   

A dúvida agora só é uma: será que o manifestante vai se contentar com a retirada, ou vai tentar novamente? Agora é literalmente esperar para ver.

Veja a foto do protesto:



Leia mais:

Anônimo protesta contra a McDonald"s em Lauro de Freitas

Fotos: Sandra Travassos / Grupo Metrópole e Marcelo Trevisan / Leitor do Portal da Metrópole

Polícia prende mais três traficantes no subúrbio ferroviário

Eles estão à disposição da Justiça no xadrez da unidade policial

Três traficantes de drogas foram presos na última quinta-feira (26), no subúrbio ferroviário.  Romildo Santos dos Anjos, o “Ró”, 29 anos, Sidney Marcos Souza dos Santos (Tide), 18 anos e Roberto Silva dos Santos, o “Pingo”, 24, foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, pelo delegado Antônio Carlos Magalhães Santos,  titular da 5ª Delegacia Territorial. Uma guarnição da 18ª CIPM encaminhou o trio ontem à tarde (26) para a 5ª DT.

Romildo, Sidney e Roberto Silva portavam 51 dolinhas de maconha, dez ampolas de cocaína, 20 pedras de crack, uma máscara tipo brucutu, um revólver calibre 38, além de munição de calibres 38, 32 e 22. Eles estão à  disposição da Justiça no xadrez da unidade policial, instalada na Praça da Revolução, em Periperi

Em menos de 15 dias, quatro jovens são sequestrados em Salvador

Delegado ouvido pelo Rádio Metrópole disse que é importante registrar a ocorrência

Em menos de quinze dias, pelos menos quatro jovens foram sequestrados em Salvador. Todos os casos ocorreram em locais de grande circulação de pessoas e em plena luz do dia.

O caso mais recente foi na terça-feira (24), quando dois adolescentes de 17 anos foram abordados por dois homens armados, em frente a um shopping da cidade. Eles passaram mais de cinco horas em poder dos bandidos, que além de levar tudo que eles tinham em mãos, exigiram resgate das famílias, como disse o delegado titular da delegacia de repressão a furtos e roubos, Nilton Tormes.

O primeiro caso de sequestro deste mês ocorreu no dia 11, quando uma adolescente de 15 anos estava a caminho da escola, no começo da manhã, nas imediações de um hotel em Stella Maris. Ela foi puxada para dentro de um carro e passou uma semana em poder dos bandidos.

Na semana seguinte, foi a vez de um jovem estudante da universidade federal da Bahia, de 18 anos. Ele foi abordado por volta do meio dia depois de sair da aula, por um homem armado, em frente a um hospital, na avenida Centenário. Depois de mais de duas horas, o jovem foi liberado sem seus pertences.

Dos quatro casos relatados, em apenas um deles a família prestou queixa. Em todos os outros casos, as vítimas tiveram medo de possíveis retaliações. O delegado Nilton Tormes afirma que é importante registrar a ocorrência para que a polícia possa iniciar uma investigação e tentar prender os bandidos. 
Sexta, 27 de Maio de 2011
Mesmo com todo burburinho da cena política em Salvador, a população ainda não definiu o candidato para o pleito de 2012.  Pesquisa realizada pelo Instituto Potencial, entre os dias 21 e 24, com cerca de 400 entrevistados, mostrou que a maior parte dos eleitores da capital baiana ainda não sabe em quem votar. Em um dos cenários o número de indecisos chega a 22,39%, ou seja, ultrapassa os 18,66% do primeiro colocado no ranking das intenções de voto, o deputado federal ACM Neto (DEM).
Neste mesmo cenário o segundo mais votado é o candidato do governador Jaques Wagner (PT), o deputado federal Nelson Pellegrino (PT), com 10,20% das intenções de voto, seguido pela senadora Lídice da Mata (PSB), com 8,71%. Imbasshay (PSDB) aparece com 7,21% das intenções, ficando com a quarta colocação .
Na sequência  vem o deputado federal Mauricio Trindade (PR), com 5,22%, seguido pelo o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB), com 3,23%. Os outros nomes relacionados na pesquisa foram do deputado estadual Deraldo Damasceno (PSL) 1,71%, Marcos Medrado (PDT) com 1,49%, o vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB) com 1,24 e Alice Portugal (PCdoB) e Hilton Coelho (PSOL) com 0,75% das intenções. Os nulos e brancos somam 17,66%.
 Isabel Martinez e Amanda Barboza
Sexta, 27 de Maio de 2011
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) encerra neste domingo (29) as inscrições para o concurso público para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011). Estão sendo disponibilizadas 120 vagas – 108 para o público masculino e 12 para o feminino. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos www.concursopm.uneb.br e www.consultec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 95.

Sexta, 27 de Maio de 2011
Na pesquisa realizada entre os dias 21 e 24 de maio pelo Instituto Potencial para aferir as intenções de voto para a Prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) sairia vitorioso, caso o pleito fosse hoje. Entre os outros possíveis candidatos da legenda é citado apenas o nome de José Carlos Aleluia. Nos cenários em que o deputado federal democrata é considerado o candidato da legenda, ele tem maioria. No caso do PT, Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino têm desempenhos parecidos. Entre o PMDB, foram citados os nomes de Geddel Vieira Lima e de Marcelo Guimarães Filho, mas o peemedebista Geddel sairia com grande vantagem em relação ao diretor do Bahia.

A pesquisa teve que ser dividida em seis cenários porque durante a etapa exploratória – quando foram entrevistas algumas pessoas para colher nomes de possíveis candidatos – o PT, DEM e PMDB apresentaram mais de um candidato. Nessa etapa também surgiram nomes de alguns comunicadores como Bocão, Mário Kertész e Varela, mas não foram levados em conta na pesquisa por não terem vinculação a algum partido (pelo menos, oficialmente).

Segundo o diretor da pesquisa, José Carlos Martins, especialista em estatística, o estudo foi feito de forma independente, sem vínculo com qualquer partido político. “O estudo é um pontapé para se começar a discutir quem se lançará daqui para frente como pré-candidato. É claro que não determina as decisões das pessoas que foram citadas, mas pode balizá-las”, afirmou Martins em entrevista ao Política Hoje.

Ainda de acordo com Martins, a pesquisa foi feita nesse período porque “em algum momento é preciso avaliar o cenário político para definir os próximos passos da disputa”. O diretor afirmou ainda que até março de 2012, quando começa a esquentar a campanha política, serão realizados mais três estudos pelo instituto. Clique em Leia para ver os seis cenários.
Sexta, 27 de Maio de 2011 12:04
Ilustração
Fonte de boa circulação na Governadoria confidenciou ao Política Hoje que o governador Jaques Wagner tem pretensão, pelos menos por ora, de realizar a Fórmula Indy, uma das principais do automobilismo no mundo, em Lauro de Freitas. Wagner viaja nesta noite para os Estados Unidos da América (EUA), de onde retorna na próxima segunda. Ele assistirá à prova de Indianápolis e se reunirá com os organizadores do evento para manifestar a intenção de trazê-lo para solos baianos. O governo justifica que a modalidade esportiva movimenta todo o setor turístico das suas sedes.
Romulo Faro

Sexta, 27 de Maio de 2011
Nesta sexta-feira (27) faz um mês que a primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador foi inaugurada. O bairro escolhido foi Calabar, que começou a ser ocupado por policiais do Batalhão de Choque no final de março. Desde a inauguração até hoje, nenhuma ocorrência de homicídio foi registrada.
A base comunitária funciona, provisoriamente, na associação de moradores do bairro, com um efetivo de 120 policiais militares, três carros e três motos, até a construção da sede própria. A estratégia de instalação das bases no bairro seguiu quatro ações: investigação, intervenção, ocupação e instalação.
A previsão é que 34 Bases sejam implantadas no estado até 2013 – 20 em Salvador e 14 no interior. Na capital, outros bairros beneficiados são Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Fazenda Coutos. Quatro Bases também será implantadas em Feira de Santana, a 107 km de Salvador.
Com a Base Comunitária de Segurança, diversos serviços públicos são prestados no Calabar. As ações são relacionadas a emprego e renda, ciências e tecnologia, justiça e cidadania, desenvolvimento social e cultura. Entre as ações de melhoria implementadas estão as do Centro Digital de Cidadania que funciona na Associação de Moradores do Calabar. Com dez computadores conectados à internet banda larga, o CDC poderá ser utilizado por qualquer morador do bairro. Clique em leia e saiba mais. Informações do Correio.

Sexta, 27 de Maio de 2011
De camisa e calça jeans azul eis que surge a senadora Marta Suplicy, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, para discutir sobre as mulheres e a reforma política.  Mas não vem só. É ladeada pela colega e divisora de títulos: mulheres, ex-prefeitas de capitais e, pela primeira vez na história dos seus respectivos estados, senadoras eleitas; a baiana de Catu, Lídice da Mata. Mas, de fato, as atenções estavam voltas para Suplicy. Além de ser de fora, a senadora ainda é lembrada, lá dos idos de 2007, quando então ministra do Turismo, durante uma apagão aéreo, pediu que os passageiros “relaxassem e gozassem”.
E esse era o burburinho antes da mãe do roqueiro Supla chegar ao Centro da Câmara, em Salvador. A discussão entorno da reforma política aparecia mas, na cidade que o apelo sexual está em suas músicas, festas e danças, a curiosidade para saber como é de perto a mulher que mandou todos “relaxarem e gozarem”, mesmo que quase cinco anos depois, exalou e falou mais alto.
Bem perfumada e maquiada, além de ter escolhido um tom de azul que valoriza a cor dos seus olhos azul-piscina, Suplicy não deixa dúvidas do porque está na carreira política, assim que é questionada. Ao abrir a boca, a senadora paulista pontua de forma indubitável a vocação para  o parlamento: é uma oradora com retórica: Ela debita o crédito da ampliação da representatividade da mulher no Congresso à eleição de Dilma.
“É mais fácil. As pessoas pegam carona agora e a tudo querem fazer esta relação. Não é ruim, mas, isso já era para ter acontecido há muito tempo, sem uma relação de reciprocidade, necessariamente”, assinalou, sendo completada pela colega Lídice:  “Ninguém está nem aí para a reforma eleitoral. O poder Executivo concentra tanto poder que só depois de Dilma as mulheres começaram a ganhar mais espaço”, afirmou.
Marcos Russo
Protestos se intensificam e deixam ao menos 121 feridos na Espanha
27/05/2011
Após semanas de protestos na capital Madri e em diversas outras cidades, milhares de jovens foram às ruas de Barcelona nesta sexta-feira (27), enfurecidos pela repressão da polícia às manifestações por democracia e contra a corrupção e o sistema financeiro que levou à crise econômica amargada pelos países da zona do euro. Ao menos 121 ficaram feridos, entre eles 37 policiais.
Incentivados pelas revoltas nos países árabes, que já derrubaram os ditadores da Tunísia e do Egito, muitos jovens têm acampado em praças pedindo o fim do bipartidarismo e cobrando uma maior participação na democracia espanhola. A polêmica investida da polícia tinha como objetivo desmantelar o acampamento montado na praça Catalunya, no centro de Barcelona, informa o jornal "El País".
De acordo com o diário, o chamamento dos jovens à sociedade civil espanhola foi bem sucedido. "Famílias com crianças, idosos e jovens, muitos com flores e as mãos pintadas de branco em protesto à repressão policial" são vistos em Barcelona, afirma o jornal.
Na segunda-feira (23), os manifestantes em diversos pontos do país acampados em praças deixaram claro sua intenção de continuar com os protestos e espalhá-los por mais cidades. Informações da Folha.
Pacto social por trânsito melhor
"Os congestionamentos em Salvador nos aprisionam no interior do veículo por cerca de 3 horas por dia, 15 horas por semana, 720 horas por ano e 7.200 por década. Um absurdo que reduz a qualidade de vida de todos nós, além dos incalculáveis prejuízos financeiros. (...) A Prefeitura sozinha, com seus guardas de trânsito e engenheiros de tráfego não resolverá essa dramática questão do trânsito, pois precisa da colaboração de cada motorista, de cada pedestre, de cada empregador". Por Capitão Tadeu Fernandes (PSB), deputado estadual.
Bandido retorna ao local do crime e é detido
Autor: Redação Bocão News
Um homem que cometeu alguns assaltos em Eunápolis e ficou conhecido como “o Bandido do Estileto” foi detido nesta quinta-feira (25). No mês de março o acusado Fábio do Nascimento Valenzuela, 30, teria assaltado quatro empresas, que lhe renderam R$ 2 mil, celulares e roupas.

De acordo com a polícia do município o caso seguia sob investigações e Fabio já teria sido identificado como sendo o principal suspeito, mas teria saído da cidade. 

No fim da tarde de ontem, ele resolveu voltar à Eunápolis. Fábio teria retornado à loja O Boticário, na Avenida Duque de Caxias, coincidência ou não, o primeiro lugar onde ele agiu no dia 16 de março.

No momento da tentativa de um novo assalto, uma viatura policial passava na avenida. Na saída de Fábio do estabelecimento, funcionários denunciaram o acusado e policiais o seguiram até a sua prisão na Praça da Igreja Matriz. Detido em flagrante, Fábio que é de Campo Grande (MS), confessou todos os crimes em depoimento na 7ª CIPM.

De acordo com agentes, Fábio é fugitivo da cadeia de Divinópolis (MG), onde é acusado de vários assaltos. Em um dos processos, ele foi condenado a oito anos de prisão, cumpriu um sexto da pena e, beneficiado pelo regime semi-aberto em 2010, não retornou ao presídio.

Ainda segundo o acusado, ele sempre agia do mesmo modo durante o crime, usando faca ou estilete. Ele roubava objetos dos estabelecimentos em horários em que havia apenas um ou dois funcionários, de preferência mulheres. E já estava na Bahia há 11 meses.

O delegado titular da delegacia de Furtos e Roubos, Cícero Daniel Feitosa, afirmou que Fábio morava Porto Seguro, onde também é suspeito de praticar assaltos. O acusado permanece detido na 7ª CIPM e responderá por roubo qualificado.

Com informações do Radar 64
PF apreende 60 kg de drogas e prende 13 pessoas
Autor: Redação bocão News
Em parceria com a Polícia Militar a Delegacia da Polícia Federal (PF) de Vitória da Conquista deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Cerco Fechado com o objetivo de combater o tráfico de drogas no sudoeste da Bahia e outros estados brasileiros.

Cerca de 60 policiais federais e militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste ( Cipe Sudoeste) estão cumprindo 20 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão, sendo alguns em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Salvador.

Durante as investigações da Operação Cerco Fechado, a PF apreendeu cerca de 60 kg de cocaína pura, pasta-base de cocaína e maconha, realizando aproximadamente 13 prisões em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Foram também apreendidos sete veículos, entre eles uma moto, avaliados aproximadamente em R$ 120 mil, além de armas.

Com o apoio da Justiça e Ministério Público, a PF investigava a organização criminosa há cerca de três meses. Durante as investigações, foram identificados os fornecedores da droga em São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, que era comprada por traficantes de Vitória da Conquista, Jequié e Poções, onde era “batizada” e distribuída pelos donos das “bocas-de-fumo”.

Para fechar o cerco em torno do combate ao tráfico, a PF  centrou a operação não apenas nos conhecidos “mulas”, mas também dos fornecedores, distribuidores e “boqueiros” da organização criminosa chefiada por Rodrigo Santos Neres, vulgo Dunga, que morava em Santo Antonio de Jesus, de onde comandava toda a compra e distribuição da droga para as cidades do sudoeste baiano.

Os federais também identificaram alguns fornecedores que já se encontravam presos, alguns em presídios de segurança máxima estaduais, de onde comandavam os carregamentos de droga e gerenciavam todo o esquema financeiro da organização.

No total, cerca de dez mandados de prisão serão cumpridos em presídios. Além disso, também foi identificado um fornecedor de Mato Grosso do Sul que se encontra foragido da justiça, tendo sido condenado anteriormente também por tráfico de drogas e que se utiliza de documentos falsos para livra-se da prisão.

Todos os presos foram conduzidos para a  Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, onde serão interrogados e, posteriormente, encaminhados ao presídio local. Todos eles responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, conforme previsto nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06.

Até esse momento foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão nos municípios de Jequié, Poções, Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus e em Salvador.
Integrante do PCC é preso pela PRF com armas e droga
Autor: Redação Bocão News
Agentes da polícia Rodoviária Federal (PRF) da Delegacia de Itabuna prenderam, na noite desta quinta-feira (26), durante operação de combate à criminalidade um dos chefes do tráfico de drogas da região de Porto Seguro que seria integrante do  Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo.

Por volta das 23h40m, no km 594 da BR-101, município de Camacã, foi dada ordem de parada ao veículo Renault/Clio de placa DMP2108/SP, conduzido por Roberto Carlos Dantas Santos, 45, que não atendeu de imediato à determinação de parar, só fazendo mais adiante quando percebeu a aproximação da viatura PRF.

Além do motoristas, havia no veículo um passageiro que não portava nenhuma documento de identificaçãoapresentando-se como Rivaldo Freitas de Oliveira, 30, residente em Porto Seguro.

Ao fazer revista no carro, os policiais federais encontraram sob o banco do condutor 12 cartuchos intactos de calibre 45, de uso restrito das forças armadas e R$ 425,00 em espécie. Na busca pessoal, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha com Roberto, que escondia a droga na meia e mais uma quantidade no interior da sua mochila.

Ao consultar o sistema, os policiais constataram que Roberto Dantas, conhecido como "Betinho", foi preso em Ilhéus em 2008, juntamente com outros integrantes do PCC quando planejavam assaltar uma agência bancária de Teixeira de Freitas.

Betinho mora em Porto Seguro e, segundo informações da polícia local, desde que chegou de São Paulo comanda o tráfico de drogas no bairro do Baianão, após expulsar os antigos chefes do tráfico, sendo conhecido pela violência nas suas ações.

No porta-malas do veículo os policiais descobriram um fundo falso atrás do banco traseiro, utilizado para o transporte de armas e drogas vindas de São Paulo para a Bahia.

Ao ser realizadas buscas na área em que o carro havia parado, os policiais localizaram sob a vegetação uma pistola Taurus, calibre 45, com 11 cartuchos iguais aos que foram encontrados no interior do veículo, o que levou à interpretação de os suspeitos haviam jogado a arma para fora do veículo ao avistarem os policiais.

As munições, o carro e as drogas foram encaminhados, juntamente com Betinho e o carona que a Polícia descofia ter dado nome falso, para a Delegacia de Polícia Judiciária de Camacã, onde foi lavrado o flagrante.
OAB entra com 10ª ação contra pensões a ex-governadores
Autor: Redação Bocão News
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) resolveu entrar nesta sexta-feira (27) com a 10ª Adin (ação direta de inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando pensões concedidas a ex-governadores.
A entidade contesta a constitucionalidade da Emenda à Constituição do Rio de Janeiro que permite o pagamento de pensão a ex-governador e ex-vice-governador do Estado e que instituiu pensão mensal e vitalícia às viúvas dos ex-governadores. A Adin foi ajuizada contra a Assembleia Legislativa fluminense e o governo do Rio. Segundo a Folha, a OAB sustenta que, ao preservar o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-governadores e ex-vice-governadores e admitir sua extensão às viúvas após a Constituição Federal de 1988, os dispositivos de lei fluminenses violaram diversos preceitos da Carta Magna.
“Bomba” prestes a explodir na Bahia
Autor: Redação Bocão News

Neste domingo (29), o governador Jaques Wagner vai acompanhar as 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, uma das mais tradicionais corridas de automóveis do mundo. Enquanto o governador prepara as malas para mais uma viagem internacional, uma “bomba” está prestes a explodir no sistema carcerário baiano. O problema pode evidenciar falhas graves no alojamento de presos em delegacias e no complexo penitenciário da capital, além de expor a falta de vigilância sanitária e a precariedade dos serviços de saúde oferecidos aos internos.

Sentado numa confortável poltrona do autódromo Indianapolis Motor Speedway, Jaques Wagner pode presenciar um feito histórico do piloto brasileiro Hélio Castroneves. O Spider Man, como é chamado o brazuca, vai em busca da quarta vitória na prova, façanha conseguida por apenas três homens em um século de história.

Oficialmente, o petista vai discutir com organizadores do evento a possibilidade de trazer uma etapa da Fórmula Indy para a Bahia, o que foi desprezado em seu primeiro mandato por conta dos altos custos em investimento.

Bem longe da badalação, se o fato for confirmado na proporção esperada, quem não terá um fim de semana tranquilo é o recém empossado secretário Nestor Duarte, da pasta da Assistência Penitenciária e Ressocialização.
Justiça suspende Marcha da Maconha em Salvador
Autor: Redação Bocão News

Em resposta a uma ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a juíza auxiliar da 1ª Vara de Tóxicos, Daniela Gonzaga, suspendeu a Marcha da Maconha, que aconteceria neste sábado (27), no Centro de Salvador. O argumento do MP-BA é de que a erva danada "apresenta um grau elevado de dependência psicológica, sendo considerado crime induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga".

Além disso, numa ação preventiva, a Justiça também autorizou o Ministério Público a enviar ofício pedindo suporte operacional à PM, Transalvador, Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), entre outros, para garantir o cumprimento da decisão.

Em São Paulo, após proibição da Justiça, os manifestantes decidiram fazer um protesto contra a “censura” do poder Judiciário. O evento acabou marcado pelos excessos da Polícia, que distribuiu pancadas em pessoas indefesas e na imprensa. 
http://www.youtube.com/watch?v=fCfxshW2OME&feature=player_embedded

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Traficantes agem como "xerifes" na Gamboa de Baixo
Autor: João Kalil
Cinco viaturas da Rondesp (Rondas Especiais da Polícia Militar), sob o comando do coronel Costa Ferreira, realizaram uma operação na Gamboa de Baixo, às 15h,  nesta quarta-feira (25). O objetivo dos agentes era prender os traficantes que estão aterrorizando a comunidade local.

A operação foi iniciada a partir de inúmeras denúncias dos moradores da região. As informações narram que os bandidos estão expulsando as famílias de suas casas para abrigar as suas atividades criminosas.

De acordo com a Rondesp, cerca de 40 casas foram desabitadas pelos traficantes que alojaram nas residências quem eles desejavam.
Durante a operação vários suspeitos foram abordados, mas estranhamente a maioria não portava nenhum tipo de documento de identificação e acabaram sendo liberados por falta de provas.

Entre eles, estão Manuel Barreto, 31, já preso durante um mês na carceragem da delegacia dos Barris, em 2000, sob acusação de tráfico. Também um rapaz conhecido como "Bruninho", que confessou ser usuário de drogas e trabalhar como pescador.

Segundo ainda a polícia, os moradores estampavam medo em seus rostos ao denunciarem os bandidos. Em uma das casas invadidas, a polícia encontrou vestígio de drogas, sinalizando que o imóvel havia sido deixado por usuários poucos minutos antes da chegada da Rondesp.

"Infelizmente, traficantes agem na Gamboa como verdadeiros xerifes, criando leis próprias. Entram na comunidade como benfeitores e depois aterrorizam expulsando  as famílias de suas casa", afirma o coronel Costa Ferreira.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News
Assembleia aprova salários de R$ 9 mil a R$ 11 mil nos gabinetes
Autor: Redação Bocão News
Apesar de, recentemente, o presidente da Assembleia Legislativo, deputado Marcelo Nilo (PDT), ter contestado as despesas da Casa e os valores pagos na Gratificação por Tempo de Serviço (GTS) aos ex-servidores, os deputados estaduais aprovaram, no cair da noite desta terça-feira (24), a criação de mais três cargos por gabinete no parlamento.

Sem especificação de critérios, foram criadas posições de ocupação nos gabientes dos deputados, com super salários de R$ 9 mil, R$10 mil e R$ 11 mil. Isso cheira mal, apesar do argumento de que não irá acrescentar mais despesas. Diz o presidente Marcelo Nilo que o que se quer evitar é a fuga de pessoal qualificado.

Mas, há um detalhe: não há qualquer pré-requesito para a ocupação de tais cargos. Dá para acreditar em qualificação?

Das colunas Raio Laser, do Tribuna da Bahia, e Tempo Presente, do A Tarde, nesta quarta-feira (25).

terça-feira, 24 de maio de 2011

Gaiola das Popozudas (26/05)


O público que curte o ritmo funk, na próxima quinta feira (26), tem destino certo. O grupo Gaiola das Popozudas, que já comandou animadas edições da festa na casa de shows Madrre, se apresenta mais uma vez para os baianos e promete uma noite onde a diversão é o principal objetivo. Além das contagiantes batidas do ritmo funk, a galera vai curtir ainda a seleção musical do DJ Alex. Na ocasião, o público vai conferir uma seleção de músicas eletrônicas de sucesso. A festa que está programada para iniciar às 22h e vai reunir um público seleto e animado.
::SERVIÇO:: 
Nome do evento: Gaiola das Popozudas
Atrações: Gaiola das Popozudas e DJ Alex
Quando: 26/05 a partir das 22h
Onde: Madrre Disco & Eventos – Jardim dos Namorados
Quanto: Ingressos masculino e feminino, meia entrada, ficam por R$ 20 antecipado. Na hora, ficará R$ 20 feminino e R$ 30,00 masculino, a meia entrada



Ação policial é motivo de protesto na Chapada do Rio Vermelho
Autor: Tanara Régis
Moradores da comunidade da Chapada do Rio Vermelho bloquearam nesta terça-feira (24), por volta das 18h, em pleno horário de pico, o trânsito da Avenida Juracy Magalhães, gerando um grande engarrafamento na região.

Agitados, os moradores explicaram o motivo da mobilização. Segundo eles, os quatro jovens presos, no último domingo (22), sob acusação de tráfico de drogas e porte ilegal de armas, seriam inocentes e vítimas de uma ação policial, nas palavras do povo, “bruta e sem investigação” .
Os amigos Marcus da Silva, Jadson Dantas, Danilo de Oliveira, os três com 19 anos, e Edson Silva Santos, 20, foram detidos na região  conhecida como “Pracinha”.

Familiares e vizinhos que presenciaram a ação policial contam que, ao serem abordados pelos agentes de forma considerada violenta pelas testemunhas, os rapazes assustados teriam se refugiado dentro da casa localizada na frente da residência de onde se encontravam. Por azar, justamente, o imóvel onde estariam as armas e as drogas.

“Eles são meninos de bem, nunca tiveram passagem pela polícia. São conhecidos por serem trabalhadores, honestos e  de família”, fala dona Dilma Ribeiro, mãe de Danilo.

Também estavam presentes as mães e familiares dos outros três acusados. Indignadas, elas lamentam porque não podem mais ver os filhos detidos na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), localizada nos Barris.

" A comunidade já organizou abaixo assinado e está contribuindo para conseguirmos um advogado. Agora, se eles não fossem inocentes, essas pessoas não estariam nos ajudando e se mobilizando depois de um dia inteiro de trabalho", argumenta Maria da Luz, 41, mãe de Jadson.

“Marcus e Jadson sempre chegavam pontualmente no trabalho. Não faltavam ao serviço, nunca estiveram envolvidos em qualquer confusão no bairro, são garotos de boa educação”, afirma Jackson Antônio, 37, dono do estabelecimento comercial “Cirurgião dos Colchões”, onde os dois rapazes trabalhavam.

De acordo ainda com a população, agentes da Polícia Militar teriam agredido um dos manifestantes e quebrado o seu aparelho de celular. Sobre o caso, os policiais presentes afirmaram que o possível desentendimento já estava resolvido e que não sabiam detalhes sobre a operação acontecida no domingo.

“Os meninos são pobres, mas trabalhadores. A polícia deveria investigar no próprio bairro qual é a reputação deles. O resultado é que ao invés de proteger a população, estão prendendo inocentes e os colocando no meio de marginais e bandidos”, falou Reginaldo Nascimento, que trabalhava com um dos rapazes como ajudante de obras.
Foragido é preso após divulgar foto no Orkut
Autor: Redação Bocão News
Essa é boa: Daniel Antônio Fernandes, de 37 anos, foi rastreado e preso pela após publicar fotos pessoais no Orkut. Ele responde por roubo, homicídio e sequestro em Campo Mourão, Paraná, mas morava como um cidadão normal na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.

O “trapalhão” foi preso por agentes do serviço de inteligência da PM de Campo Mourão, após se relacionar com um policial que fazia investigação na rede de relacionamentos. "A gente trabalha em cima do deslize dos criminosos", disse o oficial que não pôde ser identificado.

Daniel Antônio Fernandes aguardava a prescrição de suas penas para voltar à cidade natal. Olha a cara do "espertinho" aí:
Capitão Tadeu é mais um que quer ser prefeito de Salvador
Autor: Redação Bocão News
O deputado estadual capitão Tadeu Fernandes (PSB) reafirmou nesta terça-feira, durante participação no programa Se Liga Bocão da rádio Itapoan FM, apresentado por Zé Eduardo, sua disposição de disputar a prefeitura de Salvador nas eleições de 2012 pelo seu partido. Disse que seu desejo não atropela a senadora Lídice da Mata, presidente da legenda, com quem convive de forma harmoniosa.
"Salvador tem jeito" é a proposta de programa de governo que o deputado pretende apresentar durante a campanha. segundo ele, apesar de ser uma boa pessoa, o prefeito João Henrique não tem pulso para comandar a cidade.

Tadeu Fernandes disse ter soluções para os principais problemas da cidade. Vamos apresentar as propostas para segurança, para o trânsito de Salvador. O parlamentar afirmou que a Educação será sua prioridade número 1 e que pretende investir nesta área.

Melhorias na educação, na iluminação da cidade, repressão à poluição sonora, entre outras ações foram apontadas pelo deputado como formas de reduzir a violência.

Ouvinte criticou as declarações de capitão Tadeu ao ressaltar que todos os políticos antes de assumirem prometem mundos e fundos e quando ocupam o cargo esquecem suas promessas. Disse que ouviu o atual prefeito de Salvador, joão henrique, fazer as mesmas promesas quando candidato. O deputado respondeu que exatamente para que os eleitores possam cobrá-lo, afirmou que apresentará as propostas por escrito e registradas em cartório.

Massificação do esporte para descoberta de novos talentos e como instrumento de inclusão social e combate à violência. Segundo ele, o projeto já está pronto. Informou que propôs ao governo baiano, há cinco anos, a criação d programa bolsa atleta, para incentivar a formação de atletas baianos, dando-lhe chances de crescerem no esporte e disputarem em igualdade de condições com os atlelas de outros estados e países.

O parlamentar defendeu como democrática a multiplicidade de candidaturas, pois permite debate de ideias e propostas. Criticado por não ter ajudado a cidade enquanto vereador de Salvador, capitão Tadeu disse que tentou, mas considera muito difícil trabalhar com João Henrique.

Como resolver tantos problemas sem dinheiro? Esse foi o questionamento de um ouvinte. Para responder, Tadeu fernandes disse que quando há projeto, boa gestão e criativade, gerência e administração direcionada para as prioridades, dá para gerir a cidade.

Neste aspecto, o parlamentar alfinetou o governador Jaques Wagner, afirmando que ele não tinha projeto no seu primeiro mandato e por isso teria perdido a a batalha para o crescimento da criminalidade e violência. Parabenizando o secretário da segurança Público, Maurícío Teles Barbosa, o deputado disse que somente agora, com o lançamento do programa Pacto pela Vida, espelhado no projeto de Pernambuco, o governo demonstra ter uma proposta concreta para a área de Segurança Pública.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News
 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Belo e Gracyanne confessam que são viciados em sexo

Foto: AgNews
Belo e Gracyanne Barbosa (arquivo)
Belo e Gracyanne Barbosa soltaram o verbo e confessaram em entrevista ao jornal “Extra” que são viciados em sexo. “Somos viciados em sexo. Transamos todos os dias. Quando ele está longe, é por telefone mesmo. Na correria das viagens, uma rapidinha também resolve. Quando o vejo no palco, confesso que ele mexe comigo. Logo que o show termina, estou louca para fazer amor. E é sempre muito bom. Para não cair na rotina, o sex shop ajuda. No começo, ele não curtia brinquedinhos, mas, aos poucos, ele foi se acostumando e hoje ele curte bastante”, disse Gracyanne à publicação.
Sobre o relacionamento, Belo encheu a amada de elogios e disse que o casamento sairá em breve. “Posso dizer que estou mais apaixonado do que nunca… Gracyanne é para casar. Ela é a mulher da minha vida”.

 

Bêbado, Maumau sai de boate cantando morena

O ex-BBB Maumau foi flagrado na manhã deste domingo, 22, saindo de uma casa noturna na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, segurando um copo de bebida e aparentemente bêbado.
Acompanhado por um amigo, Maurício tentou ficar com uma morena que estava no local, mas sem sucesso. Após insistir por algum tempo e não conseguir nada, Maumau foi embora com seu amigo.
Foto: Delson Silva / AgNews
Maumau tenta mas não consegue ficar com a moça
Foto: Delson Silva / AgNews
Após algumas tentativas, Maumau vai embora acompanhado por um amigo
Assembleia Legislativa tem nova pauta
Autor: Luiz Fernando Lima
A entrevista concedida pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Yulo Oiticica, ao jornal Tribuna da Bahia foi o assunto da sessão desta segunda-feira (23). Na oportunidade, Oiticica afirmou que o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) é apenas mais um deputado, que nada tem de especial. De acordo com o petista, Nilo é um parlamentar de uma bancada.

Os deputados de oposição pegaram o gancho para fazer aquilo que é de praxe no parlamento, o “sofisma”. De pronto a bancada da minoria que está enxuta aproveitou a “deixa” para convidar o presidente “ofendido” para aderir aos seus quadros.

“Venha para oposição (Marcelo Nilo). Nós estamos solidários a Vossa Excelência. O senhor tem uma história de oposição, pode vir para a nossa bancada que o senhor será muito importante”, convocou Sandro Régis (PR). Que ainda mandou um alerta para aqueles a que denominou como novos deputados da base governista.

A deputada Luiza Maia, assumiu a palavra para dizer que o presidente não precisava de defesa. "Porque sabe muito bem como se defender". O próprio Yulo Oiticica pediu a palavra, contando com uma brecha dada pelo presidente Nilo, porque regimentalmente nada poderia ter sido feito, e se explicou.

De um modo ou de outro, o assunto do momento na Assembleia foi a entrevista, na qual ao ser questionado sobre o inchaço da base governista, o deputado Oiticica concorda. O petista diz que “em um regime capitalista onde a corrupção impera, você compra deputados e faz uma base; onde a democracia impera você divide poder, portanto aumentar essa bancada tem um preço, significa dividir verdadeiramente o poder”, disse à entrevista.

Para muitos parlamentares, a resposta de Oiticica soou como uma afronta à moralidade. Na verdade, a resposta do deputado trata de duas posturas diferentes. Uma em que o há corrupção e se compra apoio e a outra em que a "democracia impera e se divide poder", na qual se encaixaria o atual governo.

No entendimento de alguns, o parlamentar foi, no mínimo, indelicado.

A reportagem do Bocão News tentou entrar em contato com o presidente Marcelo Nilo e com o líder do PT Yulo Oiticica, mas não teve sucesso.

Voltando às atividades parlamentares, nenhum projeto foi colocado em pauta para esta semana. O dos cartórios deve ser votado apenas no segundo semestre até lá cada semana terá o seu mote. Na última foi a rifa, a desta foi a entrevista de Yulo. Qual será a próxima?

Foto: Edson Ruiz // Bocão News
Preso o traficante "Trela" em Nova Sussuarana
Autor: João Kalil e Tanara Régis
Diego Pereira, 21, mais conhecido como Trela, foi supreendido pela polícia com 39 pedras de crack e dezenas de pedras grandes da droga que seriam cortadas para venda.

O flagrante aconteceu durante ronda policial de rotina, realizada no domingo (22), por volta das 19h20, na rua Getúlio Vargas, localizada no final de linha de Sussuarana Nova (Salvador).

O Trela também é acusado de ser autor de vários homicídios contra rivais do tráfico. De acordo com a polícia, apenas em 2010, são seis suspeitas de assassinatos cometidos pelo jovem.
Já em 2011, somam-se mais três mortes na sua lista.O último deles, há 15 dias, o rapaz teria assassinado um traficante conhecido por "Mel", na rua São Francisco, em Sussuarana Nova.
No mesmo bairro, na rua das Oliveiras, após confissão do bandido, os policiais encontraram a casa onde estariam as armas utilizadas nos crimes: um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira.

 
Juntamente com Diego, foram presos seus comparsas, Everton Santos Silva, 19, e Edvanilson Santana Castro,21, apelidado de Ivan. Acusados de tráfico e posse de armas, o trio está detido na 11ª delegacia (Tancredo Neves), sob investigação do delegado Adailton Adan.

Fotos: Polícia Civil
Cinco jovens são presos com metralhadoras em SSA
Autor: João Kalil
Na tarde do último domingo (22), cinco homens foram detidos pela Rondesp, na Rua Frei Antônio, na Chapada do Rio Vermelho. As primeiras informações dão conta de que os agentes das Rondas Especiais, encontraram com os acusados uma metralhadora MT 9mm, Um submetralhadora Luger, além de uma arma de brinquedo.

Os policiais ainda apreenderam 44 papelotes de cocaína, 40 pedras de crack e maconha, que não teve a quantidade divulgada.

Dentre os cinco, quatro maiores e um menor. Edson Silva Santos, Marcos Palmeira da Silva, Jadson dos Reis e Danilo Oliveira estão custodiados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), nos Barris, e o menor com as iniciais W.P.B.

Eles são acusados de associação com tráfico e porte ilegal de armas.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Rodoviários aceitam proposta de aumento salarial e suspendem greve

Empresários prometem reajuste de 8%, e aumento de 10,1% no pagamento de tickets alimentação, dentre outras reivindicações

 

Redação CORREIO
Após diversas rodadas de negociações, o impasse entre rodoviários de Salvador e empresários chegou ao fim. Uma nova proposta de reajuste foi apresentada em reunião na Delegacia Regional do Trabalho e acatada pela categoria em assembleia nesta segunda-feira (23).

Segundo Hélio Ferreira, tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, os empresários prometem reajuste salarial de 8%, aumento de 10% no pagamento de tickets alimentação, piso mínimo para funcionários da manutenção, folga nos finais de semana, plano de saúde administrado pelas empresas a partir de 90 dias, e fim de terceirização na manutenção.
Os rodoviários estavam em estado de greve desde a última segunda-feira (16). Caso os empresários não oferecessem uma nova proposta, os trabalhadores entrariam em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (24).
A categoria pedia reajuste salarial de 18%, além do pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana.

Paralisações No último dia 13, a população enfrentou superlotação nos pontos de ônibus de Salvador depois da paralisação dos rodoviários nas garagens das empresas de transporte público entre as 4 e 7 horas da manhã.


Pontos de ônibus ficaram lotados por toda a cidade durante paralisação no dia 13

Os usuários do transporte público já haviam sofrido no dia 2 depois que funcionários de 21 empresas pararam por quatro horas. Na ocasião, diversos ônibus ficaram parados das 4h até as 8h na Estação da Lapa e os passageiros tiveram que caminhar longos trechos.

Lia, do 'BBB', vai apresentar programa brasileiro exibido nos países árabes

A atração vai retratar as pincipais modalidades esportivas do Brasil

Foto: Divulgação
Lia irá apresentar programa na televisão
A ex-BBB Lia Khey passará a ser conhecida no mundo árabe. Ela grava no Brasil o piloto do programa "Olhos no Brasil", que será exibido pela TV Al Jazeera, emissora do Catar. Na atração, Lia vai entrevistar vários esportistas. A intenção é mostrar as modalidades praticadas no país como jiu-jitsu, capoeira, surf, futevôlei, vôlei de praia e, claro, futebol.
A escolha de Lia para comandar a atração dirigida e produzida por Bianco Ângelo se deu graças a sua descendência libanesa - ela é filha de pai libanês. Nesta segunda-feira, 23, a ex-BBB esteve em Florianópolis, Santa Catarina, onde entrevistou o lutador de jiu-jitsu Carlos Gracie.
"Estou me sentindo à vontade como repórter. Pois além de fazer curso de comunicação para a TV, apresentei também o 'Aquecimento do BBB'. Tudo isso me deu experiência diante da câmera", disse Lia. As informações são do Ego.

 

Policial é atingido com tiro no pé no bairro do Cabula

 

Redação CORREIO
Um policial foi atingido com um tiro no pé esquerdo na noite desta segunda-feira (23) na rua Antônio Carlos Magalhães no bairro do Cabula. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE) Ednaldo Amorim Sacramento, 50 anos, é policial da 12ª Delegacia (Itapuã).

Ainda segundo o posto policial, Ednaldo foi baleado durante uma diligência.Seus colegas de trabalha o socorreram primeiramente para o Hospital Roberto Santos. A autoria do crime ainda é ignorada.

 

Veja mais fotos do ensaio da Diana para 'Sexy'

Ex-BBB é a capa da edição de junho da revista sexy


Foram divulgadas novas fotos do ensaio da Diana para revista "Sexy". A ex-BBB, que será capa da edição de junho da publicação, posou em uma mansão de São Paulo para fotógrafo Daniel Aratangy. As informações são do Ego.



Ex-BBB Diana é a capa da edição de junho da revista Sexy

Adriane Galisteu assina contrato para posar nua na 'Playboy'

Ensaio da presentadora, que posou nua pela primeira vez para a revista em 1995, deve vir na edição de agosto

 

Adriane Galisteu assinou contrato nesta segunda-feira, 23, para posar nua novamente nas páginas de 'Playboy'. Em entrevista à  "Contigo!", ela confirmou que seu ensaio estampa a edição de agosto. “Assinei e acho que vai ser ótimo: será a mesma equipe, o mesmo maquiador, mesmo fotógrafo”, disse ela, revelando que as imagens serão feitas na Costa Amalfitana, na Itália. “Lá é lindo demais e foi onde eu fui pedida em casamento", contou.
O primeiro ensaio de Galisteu, em 1995, se tornou o terceiro mais vendido da história da "Playboy" e tem a famosa foto da apresentadora depilando a virilha com uma gilete. As informações são do EGO.
 

 
Divulgação
/ Crédito: Divulgação

Segunda, 23 de Maio de 2011 14:01
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 96 acidentes nas rodovias que cortam a  Bahia, de sexta-feira (20) até domingo (22). Durante o fim de semana chuvoso, dez pessoas morreram e outras 46 ficaram feridas. Apenas no domingo, foram 33 acidentes, com uma morte. Por volta das 22h de domingo, na BR-101, no município de Sapeaçu, dois veículos colidiram de frente e um dos motoristas, João Paulo Borges, de 26 anos, morreu na hora. O condutor do outro carro foi encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Outros três passageiros dos veículos foram levados para o hospital.

No sábado (21), quatro pessoas morreram depois que um caminhão bateu frontalmente com um carro de passeio, na BR-101, perto da entrada do município de Arataca, a 500 km de Salvador. Um homem também ficou ferido no acidente, que aconteceu em uma curva considerava perigosa pela PRF, conhecida como Rio Branco. O caminhão é da empresa Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri, que tem placa de Minhas Gerais, e caiu em uma ribanceira às margens da rodovia pós a colisão. Segundo a polícia, o motorista fugiu. Informações do G1.
Fim de semana violento em Salvador
Autor: Redação Bocão News
A Secretaria de Segurança Pública divulgou 22 homicídios neste final de semana em Salvador e Região Metropolitana. Foram seis assassinatos na sexta-feira (20), oito no sábado (21), sete no domingo (22), e um na madrugada desta segunda-feira (23). Foram contabilizados também 20 roubos e oito furtos a veículos, nove roubos a coletivos e sete tentativas de homicídio.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brasil poderá ter conta de luz pré-paga


Notícia postada em 19/05/2011
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar, no segundo semestre, a oferta da modalidade de pré-pagamento da conta de luz, a exemplo da telefonia móvel, serviço em que o consumidor define e paga previamente um valor para utilizar seu telefone celular.

Segundo a Annel, o pré-pagamento será uma opção a mais ao consumidor. A proposta de regulamento, em fase de elaboração, ficará disponível por meio de consulta pública à sociedade, para coleta de contribuições e aprimoramento da minuta.

A adoção do pré-pagamento de energia no Brasil também depende da emissão de regulamentação metrológica para medidores adequados, questão estudada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), com participação da ANEEL.

O pré-pagamento de energia é utilizado em diversos países, tais como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, mais recentemente, em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina. 

Essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do seu consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real e informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem. 

Pesquisas realizadas na Colômbia e Argentina demonstram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%.
PM conta com moderno estande de tiros na Vila do Bonfim
Autor: Redação Bocão News
Um moderno estande de tiro totalmente informatizado para a capacitação de policiais militares será inaugurado nesta sexta-feira (20) , pela Academia de Polícia Militar (PM), na Vila do Bonfim. A solenidade acontece às 10h, com as presenças do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro. No evento será feita uma demonstração prática por uma turma de alunos.

O objetivo do novo espaço é garantir uma melhor formação dos policiais militares visando um melhor desempenho durante as ocorrências. Resultado de um convênio firmado entre as secretarias estadual (SSP) e a nacional de Segurança Pública (Senasp), o estande vai utilizar a tecnologia de um software para preparar os alunos com exercícios reais de tiro.


Delegacia de Periperi tem presos por porte ilegal e receptação
Autor: João Kalil


Ubiratan Alves Santos, conhecido como Bira, de 22 anos, sofreu acidente com uma moto, modelo Pop 100, na rótula de Periperi, perto do clube Flamenguinho. Uma equipe do Samu até foi acionada para socorrer o rapaz, mas uma viatura da Rondesp, que passava pelo local, parou e constatou que o acidentado estava com um revólver calibre 38. Ubiratan afirmou aos policias que comprou a arma em Camaçari e seria para se defender dos inimigos. Bira foi encaminhado ao Hospital do Subúrbio, medicado e preso em flagrante por porte ilegal de arma.





 

Já César Gonçalves Nascimento, conhecido como Júnior, 20 anos, e Alessandro Jesus Nogueira, conhecido como Alex, 25 anos, foram presos agora no bairro de Vista Alegre por agentes do Serviço de Investigação da 5ª Delegacia. Os acusados foram presos com duas armas calibre 38 e diversas peças de roupas furtadas da C&A. Eles afirmaram que compraram as roupas na feira da mãozinha, no Comércio. Os dois, que não possuem passagens na polícia, não souberam informar a procedência das armas e estão custodiados na carceragem da 5ª.






Também no subúrbio, Danilo Barbosa prazeres, 21 anos, e um menor foram presos na manhã desta quinta-feira (19) em flagrante no bairro de Plataforma por receptação de carros roubados. Eles guardavam dentro de casa dois carros roubados, um Gol e um Hyundai. Os dois estão presos na 5ª.


Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News
Deputado baiano esclarece polêmicas e diz que já “queimou a rosca”
Autor: Rafael Albuquerque
Notícia postada em 18/05/2011 
O programa Se Liga Bocão desta quarta-feira (18) contou com a presença do deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB), que teve uma participação bastante polêmica. Logo no início da atração comandada por Zé Eduardo, com a presença de Fábio Mota, o deputado foi questionado se o PMDB teria traído o PT, partido do governador Jaques Wagner e que tem o apoio do entrevistado. O deputado afirmou que, em seu ponto de vista, realmente houve traição por parte do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que deixou a base aliada para disputar o governo da Bahia, batalha onde foi derrotado por Wagner.

Partindo para os temas mais polêmicos, o apresentador quis saber se o parlamentar, representante dos interesses do povo, realmente era contra a realização do exame de próstata – toque retal, nos homens. “Na verdade fui mal interpretado na época. Eu não sou contra o exame, mas sim da forma como ele foi feito comigo. Eu cheguei lá (no hospital), o médico mandou eu abaixar a calça e do nada meteu o dedo”, afirmou justificando que “agora eu sei que tem uma cadeira especial”.

Após escutar um ouvinte dizer que não se sentia representado por ele nem por qualquer outro político, o deputado teve que pular outra fogueira. Dessa vez, Zé Eduardo questionou-o sobre seu posicionamento com relação ao homossexualismo. “Olha Zé, não sou contra os homossexuais. Mas sou contra o homossexualismo. A Bíblia diz que a mulher foi feita para o homem e o homem para a mulher”. Ele foi além: “a mulher tem a xereca e o homem tem o toco. Então tudo se encaixa”. O curioso, é que logo depois o deputado afirmou já ter “queimado a rosca”. “Eu era homossexual há 18 anos, mas encontrei o evangélio”, disse.

O pastor, que lidera a Fundação Dr. Jesus, instituição cujo objetivo é a recuperação de viciados em drogas como cocaína e crack, afirmou no Se Liga Bocão que há cerca de 18 anos, ainda na polícia, ele era viciado e planejava assaltos, mas que agora, recuperado, é criticado e encontra dificuldades para manter sua instituição. Mudando de assunto, questionado por um ouvinte através do twitter @falecombocao sobre o motivo da demora na aprovação da PEC 300/08, o deputado foi enfático: “você quer que eu fale a verdade? Essa PEC nunca vai ser aprovada”, afirmou. Vale lembrar que a PEC 300 cria um piso nacional para o salário dos policias e bombeiros militares, vinculado aos vencimentos da categoria no Distrito Federal (o maior do Brasil).

Em seu segundo mandado – no primeiro foi eleito pelo PT, o deputado Isidório é coordenador dada Assembleia Legislativa da Bahia, onde afirmou que vota sempre com o governo, justificando que Wagner tem a maioria na AL-BA e que o voto dele “não faria falta”. O deputado finalizou a entrevista agradecendo a oportunidade de se expressar e convidado aos que queiram que procurem e conheçam a Fundação Dr. Jesus, que fica na BR-324.

Quinta, 19 de Maio de 2011
 Imagem mostra reprodução de fórum jihadista que publicou o último áudio de Bin Laden

A as-Sahab, "braço de mídia" da rede terrorista da al-Qaeda, divulgou nesta quarta-feira (18) o que seria a última mensagem de áudio do terrorista Osama bin Laden, gravada uma semana antes de sua morte, em 2 de maio.
O áudio, de 12 minutos e 37 segundos, fala sobre as revoltas árabes no Oriente Médio e no norte da África e orienta a militância jihadista.
Bin Laden celebra os levantes que movimentam vários países da região desde janeiro, incita os militantes a participarem e manifesta alegria pela queda dos regimes ditatoriais do Egito e da Tunísia.
A al-Qaeda confirmou no dia 3 a morte de seu fundador e líder, mas o comunicado só veio a público três dias depois. O texto afirmava que havia uma última mensagem de Bin Laden, que seria divulgada em breve. Também nesta quarta-feira (18), a TV Al Jazeera divulgou um vídeo em que militantes do braço paquistanês do Talibã, aliado da al-Qaeda, prometiam vingança pela morte de Bin Laden. Informações do G1.

Dilma pode ser a mais nova cidadã baiana
19/05/2011 



O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) encaminhou proposta à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que a presidente Dilma Rousseff, sua correligionária, seja a mais nova cidadã baiana. O parlamentar justificou a proposta sob a votação “expressiva” que a chefe da nação teve na Bahia no segundo turno das eleições presidenciais de 2010, com mais de 70% dos votos válidos. Em Salvador, a votação excedeu os 80%. “Isso demonstra o grande apreço do povo baiano pela Presidente Dilma Rousseff”, afirma Rosemberg.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Capitão Tadeu apresenta propostas para melhorar o trânsito na Bahia

Socialista protocolou três indicações no Legislativo endereçadas ao governador Jaques Wagner
O deputado Capitão Tadeu (PSB), na tentativa de melhorar algumas questões relacionadas ao trânsito, apresentou à Mesa Diretora três indicações direcionadas ao governador Jaques Wagner, solicitando, além da integração do Departamento Estadual de Trânsito, Detran, à estrutura organizacional da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a criação, no âmbito da Polícia Militar, dos Pelotões de Trânsito, e no âmbito da Polícia Civil, das Delegacias de Delitos de Trânsito.
Para Tadeu, tanto a Constituição Federal, no seu artigo 144, § 5o, quanto a estadual, no artigo 148, estabelecem que podem ser atribuição da Polícia Militar cuidar do trânsito. "Até o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu anexo I, afirma que o policiamento ostensivo de trânsito será exercido pelas Polícias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurança pública e de garantir obediência às normas relativas à segurança de trânsito, garantindo a livre circulação e evitando acidentes", salientou.
Por esta razão, o parlamentar justificou o pedido das criações dos pelotões e das delegacias, afirmando que com estes atos o trabalho prestado à sociedade será realizado de modo mais eficaz, gerando uma maior sensação de segurança dos cidadãos. "Infelizmente, o trânsito virou o maior agente de violência da sociedade baiana e brasileira também. Muito disso ocorre, também, porque não há na atual estrutura da Polícia Civil um núcleo, uma delegacia especializada no combate efetivo de suas mazelas."
INTEGRAÇÃO

Justificando a integração sugerida na indicação, o deputado disse que a questão do trânsito tem forte ligação com a segurança pública, visto que os veículos automotores (licenciados, registrados e fiscalizados) são comumente usados ou subtraídos por criminosos. "Assim sendo, se este mesmo Detran tornar-se subordinado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), as informações passarão a ter um fluxo mais ágil. O que, por consequência, seria benéfico a toda a sociedade."
Ainda neste sentido, o deputado salientou que sob a responsabilidade da Secretaria de Administração (Saeb), "o Detran tornou-se um órgão meramente cartorial, omitindo-se de suas atribuições operacionais, com graves reflexos à segurança da sociedade. Portanto, passando a fazer parte da SSP, a autarquia Detran se tornará um importante instrumento de prevenção da violência, sem dúvida uma das maiores chagas dos nossos dias", concluiu.

Assembleia cria Comissão da Reforma Política

A Assembleia Legislativa da Bahia oficializou ontem a criação da Comissão Extraordinária para Discussão da Reforma Política. A informação, bem como os nomes dos deputados que vão fazer parte do colegiado, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. Os membros titulares serão Luiza Maia (PT), Reinaldo Braga (PR), Fabrício Falcão (PCdoB), Sidelvan Nóbrega (PRB), Paulo Azi (DEM), Targino Machado (PSC), Zé Raimundo (PT) e Euclides Fernandes (PDT). As suplências ficaram a cargo de Ronaldo Carleto (PP), Bruno Reis (PRP), Carlos Geilson (PTN) e Rosemberg Pinto (PT). A instalação da Comissão deve acontecer nos próximos dias.
 

Briga de patentes na Assembleia Legislativa da Bahia

Uma divergência entre os deputados “policiais” Capitão Tadeu (PSB) e Coronel Gilberto Santana (PTN) acabou em discussão sobre patente. Um bradou com o outro sobre a competência da segurança pública e os dois só foram contidos após a intervenção de outro membro da bancada policial, o delegado Deraldo Damasceno (PSL), que tratou de acalmar os dois colegas.

A discussão acalorada aconteceu durante a reunião da comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (17). Na oportunidade, os membros do fórum temático ouviam o secretário de segurança da cidade Luís Eduardo Magalhães, Eder Fior.

Pessoas que acompanhavam a reunião, que preferiram não divulgar os nomes, afirmam que a situação ficou constrangedora para os parlamentares. Tanto que logo após o delegado colocar  panos quentes o coronel abandonou a sala da comissão.

A discussão começou, segundo o próprio Capitão Tadeu, após ele manifestar que a Segurança Pública também é dever dos municípios. De acordo com o socialista, a constituição diz que o assunto é uma questão de Estado, e não apenas do governo do estado, portanto, para ele, o município também deve cooperar com políticas públicas para minimizar os problemas.

“Tanto é que no mesmo capítulo da constituição são colocadas as polícias Federal, Militar, Civil e a Guarda Municipal. Então, é dever da União, do Estado e do Município. O município não tem que ter polícia mais é a garantia de direitos”, afirmou.

No meio da defesa de ponto de vista de Tadeu, Santana pediu a palavra e começou a sua explanação. Para o Coronel, a segurança pública é assunto do governo estadual. “Não é papel das prefeituras pagar combustível de viatura”, alfinetou.

O tom de Santana não agradou Tadeu que partiu para cima dizendo que o primeiro não era muito assíduo das reuniões e que não estava acostumado com as discussões parlamentares, até por estar no primeiro mandato. Já o coronel, disse que apesar de estar começando agora também era advogado e que conhecia das leis.



“É preciso interpretar melhor as coisas que se falam aqui dentro. Só que ele (Santana) fala de um jeito de coronel”, criticou Tadeu. Neste momento, Santana teria usado sua patente para diminuir o par. Segundo relatos, ele disse ter 38 anos de corporação e que chegou por méritos ao posto de coronel e que não era culpado por Tadeu não ter crescido na polícia.

A discussão ainda continuou com a troca de acusações. Solução para o município do oeste baiano  ficou para a próxima rodada. Uma coisa é certa, se por um lado as comissões temáticas aparelhadas pelas indicações políticas pouco produzes, por outro, têm sido um novo palco para troca de farpas entre os parlamentares.

Na quarta-feira (25), a comissão de Defesa do Consumidor vai ouvir o diretor-presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira. Mais uma sessão que promete troca de amabilidade entre os pares, neste caso, entre os governistas e os da oposição, os segundos querendo esclarecimentos sobre o aumento de mais de 13% e sobre os investimentos em eventos comemorativos dos 40 anos da empresa de economia mista.

Fotos: Roberto Viana e Edson Ruiz // Bocão News
Prefeita de São Francisco do Conde é punida por gastos excessivos com materiais de consumo


O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (17/05), julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência formulado contra a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida Pena, em razão de gastos excessivos com materiais de consumo, no exercício de 2009.

O relator, conselheiro Fernando Vita, multou a gestora em R$ 10 mil por considerar irrazoável e antieconômico  o montante total dispendido pela Prefeitura. Cabe recurso da decisão.

A denúncia apontou que o município de São Francisco do Conde gastou o valor de R$ 10.585.395,52 somente na compra de materiais de consumo, durante o exercício citado, o que representou aproximadamente 3,53% da receita corrente líquida anual, no importe de R$ 299.570.128,05.

O valor foi considerado vultoso, tendo em vista a modesta dimensão populacional do município, situada em cerca de 29.822 habitantes, além do fato de que Camaçari, cuja população seria da monta de 220.495 habitantes, teria despendido naquele exercício R$ 7.970.589,65 com aquisições de idêntica natureza.
Em cada 10 crianças, quatro são abusadas pelo pai
Hoje, dia de combate ao crime contra a criança o adolescente, foi divulgada pesquisa com dados assustadores. De acordo com o estudo realizado pelo Hospital das Clínicas, a cada dez crianças vítimas de abuso sexual, quatro foram agredidas pelo próprio pai e três pelo padrasto. Os resultados foram obtidos após a análise de 205 casos ocorridos de 2005 a 2009.

Segundo Antônio de Pádua Serafim, psicólogo e coordenador da pesquisa, em 88% dos casos de abuso infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança. O pai (38% dos casos) é o agressor mais comum, seguido de padrasto (29%), tio (15%) e vizinhos (9%). Em seguida aparecem primo (6%) desconhecidos.

A pesquisa revela também que 63,4% das vítimas são meninas. Na maioria dos casos, a criança abusada, independentemente do sexo, tem menos de 10 anos de idade. Segundo o especialista, as mães precisam star atentas ao comportamento dos filhos.

 
19º BC realiza Operação Camaçari para treinamento da tropa

Parceria entre o comando do 19º. Batalhão de Caçadores do Exército brasileiro, Petrobras e Polícia Militar da Bahia, o 19º BC realiza, no período entre 31 de maio e 2 de junho, na áreas de Camaçari e Pólo Petroquímico, exercício de adestramento da Companhia de Operações Especiais, a tropa de pronto emprego do batalhão.

O treinamento, denominado  “Operação Camaçari”, envolverá cerca de 150 militares do Exército que participarão de treinamento em operações de garantia da lei e da ordem, entre as quais defesa de ponto sensível, patrulhamento motorizado e a pé, posto de bloqueio e controle de estrada, dentre outras.

Além das operações militares, no dia 2 de junho  será desenvolvida ação cívico-social no posto de saúde da Gleba E, com o apoio da prefeitura de Camaçari, quando serão oferecidos, das 8h às 16 horas, diversos serviços à comunidades, a exemplo de atendimento médico e ondontológico realizados por profissionais de saúde da unidade da Forças Armadas.

Às 16 horas está programada apresentação, na Praça Abrantes, centro de Camaçari, da banda de música da 6ª Região Militar.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Traficante comandou cerca de 30 homicídios



Líder comunitária e dona de uma frota de mototaxi. Esses eram apenas disfarces de Lúcia dos Santos Gomes (36), conhecida como Gorda, para ser na verdade a líder do tráfico na região do subúrbio ferroviário de Salvador. De acordo com Antônio Carlos Magalhães, delegado titular da 5ª C.P, a acusada é mandante de cerca de 30 homicídios que estão sob investigação.

O mais recente deles, a idosa Alaíde Queiroz dos Santos, de 70 anos, que foi assassinada com cinco tiros, no sábado (14), quando estava sentada em frente à porta de sua casa na rua Amazonas, em Praia Grande (subúrbio ferroviário).

Vizinhos que testemunharam o crime relataram a fuga dos bandidos em um carro modelo Fiat Stilo, cor Preta, placa JRC 2757. A polícia identificou que o veículo era de propriedade de Lúcia. O Stilo foi encontrado no domingo (15) estacionado no rio Sena (Periperi), próximo a casa de sua dona.

Os agentes foram até a residência da traficante e a surpreenderam com 68 pedras de crack, dois rádios comunicadores, um laptop e um revólver calibre 38.

Na casa também estavam o seu genro Deivison Conceição Santana, o “Lincoln”, o seu marido Alex Brito das Neves, o “Grilo”, e um menor de 17 anos, apontados pelas testemunhas como autores do homicídio contra dona Alaíde. Lincoln e o menor foram detidos, mas Grilo, acusado como autor de 8 homicídios, conseguiu fugir e ainda não foi capturado.
Foi tumultuada a apresentação coletiva da traficante, realizada na tarde desta segunda-feira (16), no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Lúcia ficou histérica e ameaçou os jornalistas e os delegados presentes no local. Ela nega a autoria dos crimes e afirma ser tudo armação da polícia.

Na ocasião, o delegado Antônio Carlos mostrou ainda uma foto encontrada na casa dela. Tratava-se da fotografia ampliada de um outro delegado, cuja identidade não foi revelada por questão de segurança.

A imagem foi capturada quando a TV transmitia uma entrevista dele. Provavelmente, um próximo alvo na mira da “Gorda” e de seus bandidos.

Guerra do Tráfico – Vingança. Segundo parentes de Edvandro Santos, uma das vítimas de Gorda, a ordem era “derrubar” a família do rapaz, neto de Alaíde. O relato é de um dos familiares que, amedrontado, preferiu não se identificar.

Edvandro, 21, foi assassinado. O seu corpo encontrado na praia de Periperi no dia 1º de maio deste ano. Segundo a polícia e os seus parentes, o rapaz vendia drogas para Gorda.

"Ela pensou que a família havia denunciado aos policiais o tipo de envolvimento entre eles. Mas isso não aconteceu, todos têm medo dela em Periperi, até as crianças", relata o parente do rapaz.

Houve troca de tiros durante prisão dos acusados assassinarem  Evandro. Deles, três foram mortos, um deles, conhecido como "Alvinho", era o cunhado de Lúcia.

Outro recente caso envolveu a irmã da "Gorda". Nancy Conceição, conhecida como "Nega", também foi morta, segundo a polícia, durante disputa de boca de fumo (ponto de venda para drogas). Na época, Lúcia prestou em depoimento que não tinha envolvimento com o tráfico.

"Não adianta apenas prender a Gorda. Tem muita gente com ela, pode-se dizer mais uns 20 bandidos. Ela usava a frota de mototaxi para entrega a domicílio das drogas", relata outra testemunha que não quis se identificar.